Skip directly to content

Operário vai disputar as semifinais da Copa do Brasil de Futsal Feminino

Por decisão tomada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), o galo ganhou o direito de voltar para a disputa, depois da definição do caso "Santana" da Serc/UCDB.
Por: 
Lucas Mendonça - Fotos: Davi Cenciarelli
27/11/2021

 

Na noite da última sexta-feira (27), a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) definiu a resolução do caso da atleta Amanda Santana da Serc/UCDB. Segundo o regulamento, a jogadora tinha levado 2 cartões amarelos antes do jogo de volta contra o Operário e deveria ter cumprido suspensão automática o que não aconteceu.  Por conta desta irregularidade a entidade decidiu punir as salesianas com a exclusão da competição, concedendo a vaga para as semifinais ao Operário. 

 

O jogo que não terminou

 

Na quadra, o confronto contra a Serc/UCDB pelas quartas de final da Copa do Brasil de Futsal Feminino foi marcado pelo equilíbrio. No primeiro compromisso jogando no ginásio Dom Bosco, a Serc/UCDB venceu por 2 a 0 com gols da fixa Baixinha e da goleira Vanessa. No duelo de volta no ginásio do Colégio ABC, Amanda Santana não só estava em quadra como abriu o placar para as salesianas, mas as meninas do galo conseguiram a virada com gols de Jana e Dani. Com a igualdade na soma de resultados, o embate foi para a prorrogação e Santana foi mais uma vez decisiva colocando a Serc/UCDB na frente na cobrança do tiro livre direto. Na sequencia, o alvinegro usou Aninha como goleira-linha e na primeira chance que teve empatou a partida em 1 a 1. Nos minutos finais, Gabi rolou para Rayssa que precisou finalizar duas vezes antes de marcar, 2 a 1 Operário. Mas logo após a saída de bola, Santana fez a diferença com um lançamento perfeito nos pés de Kamila Lobo levando a decisão para os pênaltis. 

 

A Serc começou batendo e abriu o placar depois da cobrança limite de Santana, que na batida acertou travessão mas a bola ultrapassou a linha do gol. Em seguida o Galo também converteu com a cobrança forte de Rayssa. Kamila bateu no meio do gol e fez 2 a 1 Serc. Só que na vez do galo, Evelyn chutou para fora. No entanto, na terceira cobrança, Baixinha também bateu no meio, mas Japa não foi na dela e defendeu. Porém, Júlia Namie tentou deslocar Vanessa, mas a goleira foi mais esperta e conseguiu fazer a defesa. Na quarta cobrança Bruninha bateu forte, sem chances de defesa e fez 3 a 1 Serc. Pressionada, Belinha conseguiu deslocar Vanessa e diminuiu 3 a 2.Mas na quinta e decisiva cobrança não teve jeito, Tainara cobrou com perfeição no cantinho e garantiu vitória da Serc/UCDB por 4 a 2.

 

Porém com a reviravolta do julgamento no caso da ala Santana, as operarianas ganharam o direito de participar das semifinais da Copa do Brasil. Os confrontos contra o Stein Cascavel precisa ser definidos nos próximos dias e devem acontecer até o dia 8 de dezembro. O presidente Estevão Petrállas comemorou a classificação e falou sobre os casos envolvendo o clube nos bastidores "Mato Grosso do Sul estara muito bem representado nessa competição da Confederação Nacional de Futsal. E nessa oportunidade em que 'comemoramos entre aspas' a classifica para a fase seguinte. Quero aqui agradecer especialmente ao trabalho do Edgar Nazareth e doutor Rafael Meireles que foram muito eficientes na coletagem de informações, de documentos e a linha de defesa que o doutor Rafael Meirelles buscou. Que fez com que nós chegássemos ao deferimento positivo de que não havia irregularidade na participação da atleta envolvida (Manu). E ao mesmo instante estender os cumprimentos as meninas que Vem surpreendendo a cada jogo. Lembrando que essa fase agora é muito difícil, são equipes já tradicionais há mais tempo no cenário nacional do  futsal feminino. E só o fato de nós termos essa projeção no cenário nacional faz com que a gente fique bastante feliz. Então quero repartir com todos da Operário TV essa felicidade, desejando sucesso nessa nova etapa" ressaltou o presidente.

 
O Operário Futebol Clube foi acusado de uma possível irregularidade envolvendo a atleta Manu. O responsável pela equipe feminina e conselheiro do clube Edgar Nazareth explicou como se deu a situação e falou mais sobre o caso e o planejamento do clube para a próxima temporada. O primeiro compromisso será em Campo Grande e a volta vai acontecer em Cascavel - PR.

 

"A jogadora Manu foi contratada junto ao Olímpia do Paraguai no início deste ano, porém a atleta se lesionou e não chegou a fazer nenhuma partida oficial no clube. Fomos acusados de que a jogadora poderia estar em situação irregular perante a CBFS, mas em defesa alegamos que não existe nenhuma lei que proíba uma jogadora de jogar no campo por um time e na quadra por outro. Vamos definir as datas dos jogos da semifinal nesta semana e pretendemos participar de todas as competições em que o clube estiver classificado tanto em Campo Grande, como no Mato Grosso do Sul e além das disputas de nível nacional", finalizou Edgar.

 

A equipe de Futsal Feminino do Operário conta com recursos de seus patrocinadores - Colégio Tic Tac, Start Shop Campo Grande MS, Universidade Estácio de Sá, Mundo Animal, Restaurante Oliveiras, Pantanal Esportes.Bet, Ônibus Balada, Nikkey Telecomunicações, EZEX Produtos Médicos e Hospitalares, Marta Chaves Cake, Guará Uniformes e Apoio do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, através da Fundesporte e FUNESP - Fundação Municipal do Esportes.