Skip directly to content

Após dois mandatos, Estevão Petrallás finaliza gestão vitoriosa à frente do Operário

Petrallás fecha seu ciclo como mandatário no clube, entregando o glorioso Operário F.C nas competições nacionais de 2023
Por: 
Anderson Ramos - Foto: Divulgação
31/12/2022

 

Neste último dia 31 de Dezembro de 2022, chegou ao fim uma gestão vitoriosa do agora ex-presidente Estevão Petrallás. Foram longos oito anos de muito trabalho, luta e determinação para deixar o glorioso OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE no estágio que se encontra neste fim de ano. No primeiro dia do ano de 2023, o Galo vai estar no comando do Presidente eleito Conselheiro Nelson Antônio da Silva e seu vice Edilson Nazareth Duarte.

 

 

Para entender sobre a real situação do clube, precisamos nos reportar ao dia 21 de Agosto de 2014, quando foi eleita a gestão do então Presidente Estevão Petrallás e diretoria. Naquele momento a única herança deixada pelo seu antecessor, foi tão somente um estatuto ultrapassado e copiado de um clube do Rio de Janeiro.

 

 

Formação de alguns diretores da primeira gestão do Presidente Estevão Petrallás em Agosto 2014

 

 

Nada fora entregue das administrações anteriores, Estevão encontrou o clube com um passivo acima dos 13 milhões de reais, problemas na documentação legal do clube, exemplo disso o Operário não apresentava declaração de Imposto de Renda desde 1996, além de não entregar nenhum documento oficial, nem sede ou centro de treinamento oficial que foram perdidos na justiça por falta de responsabilidade na gestão do patrimônio, nem uma bola, nem um ofício, uma caneta se quer. Bem como havia desaparecidos os troféus, que contam a história das conquistas do clube no futebol Brasileiro e mundial.

 

 

Mas vamos às conquistas, já em 2014 o clube voltou a disputar a série B estadual, mesmo não vindo o acesso, o Galo voltou a entrar em campo. Já no ano seguinte, disputando contra oito equipes, o acesso veio com o vice-campeonato, más que o Operário foi vencido apenas pelo saldo de um gol pelo Itaporã. Finalmente o clube voltou a elite do futebol Sul-mato-grossense em 2016, ao comando do treinador Celso Teixeira, chegou a semifinal contra o Sete, sendo eliminado, pois o clube de Dourados jogava pela vantagem de dois resultados iguais, com o terceiro lugar, o Galo conquistou a vaga para disputar a Copa Verde de 2017.Neste meio tempo, o Presidente Estevão foi equacionando as contas do Passivo, e realizando os acordos necessários com dividas trabalhistas e os débitos com a Receita Federal.

 

 

Em ação da diretoria do Galo, reabre o estádio Morenão e o Comerário é um sucesso em 2017

 

 

Petrallás promove a reforma no estatuto do Operário e faz a adesão ao Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro – PROFUT, criado através da Lei 13.155 de 2015, com o objetivo de estruturar a gestão financeira dos clubes brasileiros. Além de resgatar sua participação na LOTERIA do TIMEMANIA, pois as documentações estavam totalmente desatualizadas.

 

 

 

 

 

 

Resgatou em 2017 a volta do Operário F.C na Copa São Paulo de Juniors, e ao final do estadual, voltou a ser terceiro lugar e conquistando a manutenção da vaga na Copa Verde 2018. Enquanto o clube ia se estruturando com a aquicição de um Ônibus próprio de uso interno para treinos, os alojamentos na sede provisória foram construídos para acomodar melhor os atletas e comissão técnica para as competições seguintes. A cada ano o clube dava um paço à diante na sua organização patrimonial.

 

 

Operário Futebol Clube conquista o Estadual de futebol em 2018, após 21 anos

 

 

O JEJUN ACABOU, após tanto trabalho e dedicação, em fim chegou o ano da conquista em 2018, o ano que tirou o OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE de uma incomoda fila de títulos que já duravam quase 21 anos. A direção manteve a comissão técnica, e sob o comando do treinador Celso Rodrigues e de jogadores comprometidos com o clube como o multi campeão Rodrigo Ghrall, Rodrigo Arroz, e finalmente a grandiosa torcida alvinegra gritou nas arquibancadas do estádio Pedro Pedrossian "O Campeão Voltou".

 

 

 

Rodrigo Arroz, Rodrigo Gral, Da Auxiliadora, Estevão Petrallás, Celso Rodrigues, Andre Paulino e Anderson Ramos

 

 

Com essa conquista o clube voltaria a disputar 13 anos depois a Copa do Brasil e teria sua estreia na Série D, já que sua última participação em competição nacional foi em 2008 na Série C, além de confirmar pela terceira vez seguida sua participação da Copa Verde e a disputa local do estadual de futebol.

 

 

 

Operário conquista uma vitória contra o Cuiabá pela Copa Verde em 2018

 

 

 

O ano de 2019 começou com uma nova gestão do Conselho Diretor, a permanência do presidente Estevão Petrallás a frente do clube por mais quatro anos foi fundamental, principalmente para solidificar o setor administrativo e assim essa gestão que se encerra neste final do ano entregava ao clube sua contabilidade, os pagamentos do PROFUT às dividas trabalhistas equacionadas, e o principal de tudo, todas as certidões exigidas para que um clube possa trabalhar nas competições estaduais e nacionais em dia. Dentro do campo, muita luta nas temporadas seguintes sem muito sucesso, até chegar o Bicampeonato em 2022.

 

 

 

Presidente eleito Cel Nelson, recebendo as "chaves" do Operário pelo Estevão Petrallás

 

 

 

A RECONQUISTA DA CREDIBILIDADE, em seu último ano comando do Operário Futebol Clube, Estevão Petrallás ao lado do seu sucessor, Coronel Nelson e os demais concelheiros do clube, conquistaram credibilidade e ótimos patrocinadores e colaboradores durante essa gestão. Após desconfiança por parte da imprensa e principalmente dos seus torcedores no inicio do estadual de 2022, Estevão Petrallás tomou uma decisão que mudou os rumos do clube na competição, trazendo no final da primeira fase novamente o treinador campeão Celso Rodrigues, e com isso, lutou e conquistou o Bicampeonato para o Galo.

 

 

 

 

 

 

CHAVE DE OURO, com esse título, o Presidente Estevão Petrallás fecha seu ciclo como mandatário no clube, entregando o glorioso Operário F.C nas competições nacionais de 2023, e ainda ganhando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um carro zero km da marca Fiat.

 

 

 

Carro zero km da marca Fiat, foi o prêmio do Operário F.C pelo título de 2022

 

 

 

Confira abaixo os gráficos de como recebeu e de como entrega o clube a seu sucessor o Presidente Estevão Petrallás.

 

 

 

Gráfico da realidade do Operário Futebol Clube antes da gestão do Presidente Estevão Petrallás

 

 

 

 

Gráfico da realidade do Operário Futebol Clube no fim da gestão do Presidente Estevão Petrallás