Skip directly to content

Operário homenageia grandes ídolos da história do clube

Ex-atletas e personalidades do Operário eternizaram mãos e pés em um molde com numeração própria para identificação de cada um dos envolvidos na ação que faz parte do Legado Operariano
Por: 
Lucas Mendonça Foto: Lucas Mendonça
31/01/2023

 

O último final de semana foi marcado de momentos de emoção para os ídolos do Operário Futebol Clube. No sábado (28) no Clube Campestre Ypê, ex-jogadores e personalidades do clube foram homenageados pelo pintor e artista plástico Sullivan Gonçalves de Oliveira.

 

Sullivan é historiador colaborativo do Legado Operariano que tem foco em materializar um ambiente de empatia, inclusão, convivência e diálogo com todos os públicos, potencializando como referência a cultura de respeito à diversidade cultural, em acessibilidade e na musealização do futebol em suas múltiplas expressões.

 

Alguns nomes lendários que fizeram história com a camisa operariana foram homenageados pelo artista plástico, que fez um molde especial feito de massa e vidro com catalizador de alginato. Antes da coleta ser feita, Sullivan fez questão de explicar qual era a ideia da ação para os ídolos operarianos.

 

 

"Vai ser criado um QR Code com o depoimento de vocês (ídolos) sobre a importância de estar aqui (fazendo essa ação) e através disso, vai ser criado uma enciclopédia futebolística e todo o material que estamos fazendo, o Museu da Pelada, no qual eu faço parte aqui no Mato Grosso do Sul, vai estar potencializando. Então a história de vocês (ídolos) tem um significado maior ainda, porque o prontuário histórico, tem uma história gigantesca e deve passar para frente e isso não é nosso (do clube) é de vocês (dos ídolos)", lembrou Sullivan durante o encontro.

 

A intenção do Legado Operariano é preservar, pesquisar, catalogar e comunicar ao universo do futebol mundial, em todas as dimensões através de expressões livres, a rica história do Operário Futebol Clube. O Presidente do Conselho Deliberativo do Operário, Estevão Petrállas, falou como surgiu a ideia do projeto.

 

“O Sullivan e a minha esposa Auxiliadora começaram a ideia de se criar um memorial. Então surgiu o hall da fama que nada mais é do que uma calçada, uma área de exposição e o artista plástico Sullivan, foi nomeado como o diretor que cuida disso dentro do Operário. Essa história de dizer que é só o futuro (que interessa), o futuro tem um alicerce que é o seu passado, não tenha dúvida disso", lembrou Estevão no encontro com o ídolos do clube.

 

 

O encontro histórico reuniu grandes nomes do Operário e do futebol sul-mato-grossense em uma confraternização repleta de boas lembranças para os ex-jogadores. A lista completa dos homenageados contou com: Marcilio; Marco Antônio; Dito; Valdirzinho; Elson Pinheiro; João Clóvis; Biá; Adir; Rui; Marco; Amarilha; Amarildo; Biro Biro; Marquinhos; Anselmo Eugênio; Cido; Cocada; Eder Cavalo; Dema; Dungão; Pastoril; Amaral; o técnico Celso Rodrigues e o jornalista Lucas Mendonça.

 

 

O Presidente da equipe Master do Operário, Marcílio Dias, agradeceu a homenagem aos ídolos do clube em um depoimento feito para o Museu da Pelada. "Estamos aqui (no Clube Campestre Ypê) com toda essa gama de ídolos que veio aqui hj (sábado) para deixar sua marca, seu registro, seu passado e o seu legado para a eternidade. Que todos sejam motivados e construam o museu de vocês, para que assim todos possam ser eternizados no futebol para sempre”, agradeceu Marcílio.

 

 

Durante a reunião entre as personalidades da agremiação, Sullivan fez questão de frisar a importância de Marcílio Dias na organização do encontro. "Nós vamos fazer um clã do Master do Operário e todo o ligamento de vocês estão aqui, quem coletou comigo foi o Marcílio. Nós trouxemos para a Dona Auxiliadora que conversou com o Petrállas e com o Coronel Nelson e a ideia (do projeto) foi abraçada. Mas quem fez todo o engajamento foi o Marcílio, até ontem (sexta) estávamos trocando as últimas ideias os últimos feedbacks", destacou Sullivan aos homenageados.

 

O atual Presidente do Operário Futebol Clube, Coronel Nelson Antônio, falou sobre a importância da homenagem aos ídolos. "Gostaria de ter hoje, vocês (ídolos) jogando no Operário, eu queria ter esse time aqui (riu). Obrigado por ter ajudado e ter feito parte da história do Operário. Nós não vamos viver do passado logicamente, mas quem esquece o passado, não pode viver no futuro. Temos que estar sempre relembrando as nossas glórias dos nossos craques e vocês são os meus heróis da minha infância. Eu vivi e cresci falando de todos vocês (ídolos) que estão aqui. Então a gente tem uma gratidão imensa e hoje eu sou Presidente do Operário, porque sou operariano desde criança e tenho essa paixão por esse clube”, ressaltou Nelson.

 

O mandatário do Operário completou salientando os desafios que o clube enfrenta diariamente e a importância do companheiro Estevão nesse primeiro mês de seu mandato.

 

“Nós buscamos o melhor para o time, não importa o que aconteça e todo dinheiro que entra aqui é para pagar conta é para pagar dívida e quem toca isso aqui (o clube) são os torcedores. Graças a Deus, o Operário existe graças ao Estevão e a Dona Auxiliadora. Então quem é torcedor do Operário tem que agradecer a esse cara aqui (Estevão) pela coragem de ter assumido (o clube) porque realmente é uma responsabilidade muito grande. É muito importante vocês (ídolos) estarem juntos da gente agora e eu sempre digo que o nosso maior legado é abrir o clube para quem quer ajudar o clube. E esse ano é muito importante temos a possibilidade de estar acendendo a uma Série C do Campeonato Brasileiro. Eu peço, por favor, venham para dentro do clube para ajudar com o que puder, quero agradecer a todo mundo, todos vocês que estão presentes aqui. Estamos à disposição e precisamos de muita coisa e a gente precisa da presença de vocês (ídolos) aqui dentro (do clube) diariamente, se possível. Obrigado”, finalizou o Presidente.