Skip directly to content

Operário repete façanhas estaduais no futebol e futsal feminino e projeta 2023 com novos objetivos

O Galo precisou reconstruir o elenco no segundo semestre para alcançar o objetivo de conquistar o Bicampeonato Estadual no campo e na quadra de maneira invicta. Com a hegemonia mantida em 2022, o próximo passo dentro do clube será a profissionalização da categoria.
Por: 
Lucas Mendonça Fotos: Divulgação/OFC Maurício Gaúna e Anderson Ramos
08/12/2022

 

No último domingo (4) no Ginásio do Serviço Social da Industria (SESI) em Corumbá, o Operário Futebol Clube/Douradina Esporte Clube (DEC) bateu a Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão/Universidade Católica Dom Bosco (SERC/UCDB) pelo placar de 4 a 3 na final do Campeonato Estadual de Futsal Feminino. A decisão foi definida somente na prorrogação com a vitória de 3 a 2 para as meninas do Galo que conquistam o bicampeonato estadual invicto e ainda garantiram a classificação do Alvinegro para a Taça Brasil, Copa do Brasil e a Supercopa de Futsal Feminino 2023.

 

Projeto Futebol e Futsal Feminino do Operário

 

Há quase um ano e quatro meses, o Operário Futebol Clube iniciava um novo projeto de inclusão da equipe feminina de futebol e futsal dentro da agremiação. Por iniciativa do diretor e conselheiro Edgar Nazareth, o clube apresentou o elenco feminino que disputou em 2021, a Copa Morena de Futsal Feminino, os Jogos Abertos de Campo Grande, a Copa do Brasil de Futsal Feminino e o Campeonato Estadual (de futebol e futsal).

 

A princípio a ideia era montar um time competitivo que ganhasse “corpo” e entrosamento durante as competições, mas sem o intuito inicial de ser campeão, já que o planejamento era “colher os frutos” em 2022. No entanto, as operarianas superaram as expectativas e em pouco tempo de trabalho, construíram uma trajetória de conquistas inéditas na galeria de troféus do Operário Futebol Clube. As meninas do Galo quebraram a hegemonia da UCDB e levantaram as taças dos Jogos Abertos de Campo Grande (campeão também no masculino) e o Campeonato Estadual Feminino (de futebol e futsal) em cima do rival. Além disso, o Galo desclassificou o adversário nas quartas de final da Copa do Brasil de Futsal Feminino, quando acabou eliminado na semifinal perdendo para o Stein.

 

Em 11 de abril de 2022, o Operário Futebol Clube afirmou uma nova parceria com o Douradina Esporte Clube e apresentou oficialmente o elenco e a comissão técnica para a temporada. Mantendo a base do ano anterior, o Galo apresentou uma lista com 6 reforços com a intenção de fortalecer o grupo de atletas para o longo calendário de 2022. No mesmo mês, o time garantiu o inédito título da Copa Integração de Futsal Feminino em cima da Europa/Rec.Alvorada/Sejuvel de Três Lagoas.

 

 

Campanhas nacionais no campo e na quadra

 

Em maio o Operário/DEC jogou a primeira competição nacional no ano, chegando nas quartas de final da Taça Brasil de Futsal. Um dos jogos mais marcantes da campanha, foi a vitória por 1 a 0 na partida de estreia contra o São José Futsal com gol de Aninha de falta. Mas logo após a disputa realizada em Campo Grande, o grupo começou a se desmanchar e a maioria das jogadoras acabou deixando a agremiação, como explica o diretor e conselheiro Edgar Nazareth.  

 

“Esse ano nos dividimos em vários momentos, a gente começou com uma expectativa enorme, tínhamos conseguido unir dois grupos fortíssimos que foram campeões e vice-campeões do estadual de 2021. Mas infelizmente não deu liga e a concorrência tendo mais apoio, além da estrutura física e financeira, acabou levando as meninas que foram campeãs conosco. O que é um negócio totalmente normal porque as meninas merecem e estavam valorizadas pelos títulos conquistado no ano anterior, mas isso baixou o nosso astral, porque assim que acabou a Taça Brasil, nós ficamos apenas com três meninas aqui de Campo Grande e as demais eram do interior do estado”, lembra Edgar.

 

Dentro dos gramados, o Alvinegro representou o MS na 1ª edição do Campeonato Brasileiro da Série A3 em junho. Porém, com o desmonte do elenco e sem conseguir a preparação ideal para as demais jogadoras, o time acabou eliminado ainda nos 2 primeiros embates diante do Legião do Distrito Federal.

 

Em agosto, no mês de aniversário de 84 anos do Operário Futebol Clube, as meninas do Galo presentearam a torcida com uma vitória histórica sobre o Stein por 3 a 1 no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil de Futsal Feminino. O técnico do time de futsal feminino, Luís Gustavo lembrou do momento em que precisou remontar as peças do elenco para disputar a competição nacional logo após a saída da maior parte das jogadoras que estavam no grupo.

 

“Foram saídas inesperadas e de uma forma que não imaginávamos, porém todas as que vieram para os lugares das ausentes contribuíram para colocar a nossa equipe em outro patamar. Claro que toda a perca inesperada gera algum desconforto, porém fomos certeiros nas atletas que trouxemos para os lugares das que saíram e todas deram conta do recado, elevando o nível da equipe”, lembrou Luís Gustavo.

 

 

A comemoração da torcida só não foi completa, porque a goleira Jhow se machucou na partida de volta em Cascavel-PR. Sem poder contar com uma arqueira de ofício para defender a meta operariana, as jogadoras se esforçaram mas não tiveram forças o suficiente para segurar o resultado de igualdade e chegar na inédita final da Copa do Brasil.

 

“A gente não tinha equipe para jogar a Copa do Brasil, mas graças a Deus conseguimos nos reconstruir com a ajuda de alguns amigos e parceiros e fomos muito bem. Ficamos em terceiro lugar, perdemos na semifinal para o Stein e fomos o único time de Mato Grosso do Sul que ganhou de uma equipe do top 3 que hoje é formado pelas Leoas, o Stein e Taboão. Nunca ninguém de Mato Grosso do Sul conseguiu vencer um time desse naipe, com essa qualidade e nós conseguimos, vencemos eles aqui (em Campo Grande) por 3 a 1”, se recorda Edgar.

 

Hegemonia Estadual Mantida

 

No segundo semestre, o Operário teve que se reinventar e passou a investir na mescla da juventude com a experiência para tentar repetir as façanhas estaduais de 2021. No mês passado, as operarianas levantaram o “caneco” do Campeonato Sul-Mato-Grossense com uma campanha invicta que ficou marcada como a melhor da história do clube na categoria feminina. Foram 5 vitórias em 5 jogos e o Galo ainda teve o melhor ataque do estadual com 44 gols marcados e a melhor defesa, com apenas 1 gol sofrido. Números impressionantes que devolvem ao clube o direito de representar o estado no Campeonato Brasileiro da Série A3 de 2023.

 

“Acredito que no futebol de campo nós superamos as expectativas. Fizemos 44 gols e sofremos 1 gol, tivemos as goleiras menos vazadas (Lali e Iza) e as artilheiras do campeonato (Ana Jéssica, Brenda e Bia). Para se ter uma ideia, nossa artilheira (Ana Jéssica) fez 15 gols, a nossa maior concorrente fez 18 no total. A nossa segunda goleadora (Brenda) fez 9, metade se comparado com o adversário. E a terceira artilheira (Bia) fez 6, ou seja, um terço do que fez a concorrência, então foi um sucesso”, comemorou Edgar.

 

 

No último final de semana foi realizado o Campeonato Estadual de Futsal Feminino sediado em Corumbá-MS. A primeira fase contou com a participação de Operário/DEC, SERC/UCDB, Hórus Futsal e Funec Corumbá que jogaram entre si em partidas únicas válidas pelo grupo A.

 

O Operário/DEC estreou vencendo o Hórus por 9 a 5 na sexta-feira (2) com gols de Maria Eduarda (3), Brenda (2), Aninha (1), Tai (1), Amanda Santos (1) e Gabriella (1). No sábado (3) as operarianas carimbaram a classificação para a grande decisão, após golear a Funec por 10 a 1 com gols de Aninha (4), Tai (3), Amanda Santos (2) e Jeniffer (1). No mesmo dia, Operário/DEC e SERC/UCDB decidiram em comum acordo não disputar a partida válida pela última rodada da primeira fase do estadual, pois ambas as equipes já estavam asseguradas na grande final.

 

 

No domingo (4) as meninas do Galo entraram em quadra dispostas a defender o título novamente frente as salesianas. O duelo digno de uma decisão terminou empatado no tempo normal em 1 a 1, porém as meninas do Galo foram valentes e na prorrogação venceram a finalíssima por 3 a 2 com gols de Amanda Santos (2), Tai (1) e Brenda (1) e conquistaram o Bicampeonato Estadual de Futsal da categoria de forma invicta. O técnico Luís Gustavo comemorou mais um título no comando do Galo e espera que o projeto ganhe mais incentivo no próximo ano.

 

“Todos já veem o Operário de outra maneira, afinal foram 2 anos de muitas conquistas e feitos inéditos, como ganhar do Stein na Copa do Brasil. Eu espero que a gente tenha mais apoio, mais investimentos, porque é muito difícil manter uma equipe em alto nível trabalhando de graça e sem apoio de ninguém” ressalta Luís Gustavo.

 

O Operário/DEC terminou a disputa com o ataque mais eficiente do torneio com 23 gols marcados, mais da metade, foram feitos por Amanda Santos, Aninha e Tai que terminaram empatadas na artilharia do estadual com 5 gols cada. Com o resultado o Galo se credenciou a jogar pelo segundo ano consecutivo a Taça Brasil de Futsal, além de representar o MS na Supercopa de Futsal Feminino e pelo terceiro ano seguido também competir na Copa do Brasil de 2023.

 

 

Com mais uma ano de conquistas e realizações para o projeto, o próximo passo será oferecer uma estrutura adequada para que as jogadoras continuem vestindo a camisa operariana com ainda mais dedicação, preparação e capacitação para jogar em alto nível os principais torneios nacionais na quadra e no campo. O diretor e conselheiro Edgar Nazareth revelou que a parceria com o Douradina Esporte Clube no futsal está mantida, mas que ainda negocia com o novo Presidente do Operário, Coronel Nelson e sua diretoria, que assumirá o posto em janeiro, um novo planejamento do time feminino para temporada 2023.

 

“Foi feita uma conversa dizendo da necessidade do Operário realmente assumir o futebol feminino. Em 2023 existe a necessidade de ser um projeto profissional, com recursos e estrutura adequada para o futebol e futsal feminino. Criar uma diretoria específica para o futebol feminino e que tenha apoio da presidência e dos demais diretores. Vamos precisar montar um time competitivo do nível do que foi montado esse ano para cima, são campeonatos difíceis e vão exigir um plantel ainda mais qualificado”, finalizou Edgar.