Skip directly to content

Pezão/Operário iguala a soma de resultados, mas fica fora da semifinal da Copa do Brasil de Futsal Feminino

Em jogo recheado de emoções, galo vence a partida por dois a um. Empata na prorrogação, mas acaba eliminado na disputa por pênaltis.
Por: 
Lucas Mendonça - Fotos: Davi Cenciarelli
04/11/2021

 

Na noite da última quarta-feira (3) o ginásio do Colégio ABC recebeu um clássico do futsal feminino. O Pezão/Operário venceu a Serc/UCDB por dois a um no tempo normal, mas acabou sendo derrotado por 4 a 2 nos pênaltis.

 

O jogo

 

O confronto ficará marcado como um daqueles duelos memoráveis na história futsal do MS. De um lado, o galo era o mandante e precisava vencer para forçar a prorrogação, do outro, as salesianas precisavam apenas de um empate depois do triunfo em casa por dois a zero. 

 

O embate valia uma vaga para as semifinais da competição e o primeiro tempo começou equilibrado com as visitantes ampliando a vantagem agregada. Santana roubou a bola na defesa, fez bela jogada individual e soltou a bomba, um a zero Serc. 
Mesmo após sofrer o gol, o alvinegro seguiu marcando forte e dando pouco espaço para oponente. A solução era a finalização de longa distância e numa dessas, Baixinha ariscou e acertou o travessão.

 

Depois de várias chances desperdiçadas o galo chegou a igualdade. Aninha fez o lançamento no corredor ao fundo, buscando Jana, Vanessa saiu errado e a própria ala aproveitou para deixar tudo igual. O gol desestabilizou o adversário e logo em seguida no contra ataque, Jana recebeu com liberdade e devolveu o presente para a capitã Aninha virar o jogo, 2 a 1, Pezão/Operário no fim da primeira etapa.

 

 

Na volta do intervalo a Serc voltou com tudo e disposta a buscar até o fim o gol da classificação. E a dinâmica do segundo tempo passou a ser só uma, ataque contra defesa, com um verdadeiro bombardeio da equipe tricolor. As guerreiras alvinegras resistiram bravamente a pressão, graças a goleira Japa que fez uma bela atuação e aplicou até milagre para salvar sua meta. Concentrada o no setor de defesa, as donas da casa tiveram a oportunidade de ampliar, mas Rayssa sozinha parou na trave.

 

Nos minutos finais, a Serc/UCDB criou a chamada "bola do jogo", utilizando Bruninha como goleira linha. Depois de uma troca de passes envolvente e com a participação de todas as jogadoras do time, o sistema defensivo deixou a Bruninha sozinha dentro da área. A ala dominou, tirou da goleira Japa que fez o golpe de vista e só observou a bola explodir na trave oposta. Depois foram mais alguns minutos de pressão até o apito final da arbitra. 

 

Prorrogação

 

Diferente da segunda etapa, a partida voltou a ficar equilibrada com os dois lados criando oportunidades mas sem conseguir mudar o placar na primeira metade da prorrogação. Na segunda parte parecia difícil imaginar que o gol sairia, com a defesa dos dois clubes compactadas e diminuindo os espaços da quadra, até que numa bola recuada e despretensiosa, Laura chegou com força desproporcional em cima de Kamila e cometeu a quinta falta. Na cobrança do tiro livre direto, Santana bateu forte e colocou a Serc em vangem, porém depois de balançar a rede o embate criou tom de dramaticidade. Depois do revés, o técnico Luis Gustavo colocou Aninha como goleira linha e a capitã foi mais uma vez decisiva. Sem perder o seu posicionamento de origem, a pivô ficou no miolo da defesa da Serc e na sua primeira participação, recebeu dentro da área para deixar tudo igual, um a um. 

 

No final eletrizante, Gabi rolou para Rayssa, Vanessa defendeu no rebote ela mesma concluiu para colocar o Pezão/Operário em vantagem dois a um, mas a alegria da classificação durou apenas alguns segundos de euforia. Logo depois, brilhou a estrela de Santana que com liberdade depois da saída, lançou a bola no pé da Kamila que na cara do gol não perdoou e deixou tudo empatado 2 a 2 e fim de papo.

 

 

A decisão foi para os pênaltis.

 

A Serc começou batendo e abriu o placar depois da cobrança limite de Santana, que na batida acertou travessão mas a bola ultrapassou a linha do gol. Em seguida o Galo também converteu com a cobrança forte de Rayssa. Kamila bateu no meio do gol e fez dois a um Serc. Só que na vez do galo, Evelyn chutou para fora. No entanto, na terceira cobrança, Baixinha também bateu no meio, mas Japa não foi na dela e defendeu. Porém, Júlia Namie tentou deslocar Vanessa, mas a goleira foi mais esperta e conseguiu fazer a defesa. Na quarta cobrança Bruninha bateu forte, sem chances de defesa e fez 3 a 1 Serc. Pressionada, Belinha conseguiu deslocar Vanessa e diminuiu 3 a 2. Mas na quinta e decisiva cobrança não teve jeito, Tainara cobrou com perfeição no cantinho e garantiu a classificação da Serc/UCDB 4 a 2.

 

A equipe de Futsal Feminino do Operário conta com recursos de seus patrocinadores - Colégio Tic Tac, Start Shop Campo Grande MS, Universidade Estácio de Sá, Mundo Animal, Restaurante Oliveiras, Pantanal Esportes.Bet, Ônibus Balada, Nikkey Telecomunicações, EZEX Produtos Médicos e Hospitalares, Marta Chaves Cake, Guará Uniformes e Apoio do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, através da Fundesporte e FUNESP - Fundação Municipal do Esportes.