Skip directly to content

Operário Futebol Clube faz 85 anos de glórias no futebol Brasileiro e Mundial

Fundada em 21 de agosto de 1938, equipe é 12 vezes campeã sul-mato-grossense e foi semifinalista do Campeonato Brasileiro de 1977
Por: 
Texto: Anderson Ramos - Fotos Arquivos / Operário F.C
21/08/2023

 

Há 85 anos, em 21 de agosto de 1938, o Operário Futebol Clube era fundado por pessoas da classe operária de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O pintor Plínio Bittencourt foi o primeiro presidente e o grande líder do movimento de criação do clube, que teve como aspiração promover a prática do esporte, elitizado à época, às camadas menos favorecidas da região.

 

 

No Brasileirão de 1977, foi o ano que o Brasil conheceu a força do Operário FC de Campo Grande

 

A profissionalização do Operário veio nos anos 70, já em 1973 venceu a primeira Taça jogando contra a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS no estádio Morenão, essa década foi de conquistas, onde conquistou o primeiro de doze títulos do Campeonato Sul-Mato-Grossense em 1979. Depois, levantou a taça em 1980, 81, 83, 86, 88, 89, 91, 96, 97, 2018 e 2022. Pelo estadual feminino, a equipe se sagrou campeã em 2021 e 2022.

 

 

 No futebol feminino o Operário FC de Campo Grande é atual Campeã Estadual de 2021 e 2022

 

O ano de 1977 é um dos maiores da história do Operário de Campo Grande. Campeão mundial em 1958 e 62, Carlos Castilho era o treinador e Manga, um dos maiores goleiros brasileiros de todos os tempos, defendia a meta da equipe que chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro, mas foi eliminada pelo São Paulo, que viria a ser campeão.

 

O meia Arturzinho (com a camisa da Seleção Coreana) escolhido o atleta da Korea-Cup

 

 

Operário FC foi convidado em Junho de 1982 pela Confederação Brasileira de Futebol para representar o Brasil em um torneio internacional: A President’s Cup, na Coreia do Sul, a edição deste ano contou com dez clubes de vários continentes: Garuda (In donésia), Hallellujah F.C (Coreia do Sul), seleções nacionais da Índia, Bahrein, Tailândia, Malásia, além dos donos da casa. E o Galo voltou com o título derrotando as seleções e equipes com o PSV (Holanda) e Bayern Leverkusen B (Alemanha). Depois venho a grande conquista do clube nas competições Nacionais, ao vencer a Série B do Campeonato Brasileiro do Módulo Branco em 1987.

 

Operário FC é Campeonato Brasileiro do Módulo Branco em 1987

 

 

O presidente do clube, Coronel Nelson Antonio, encara esta temporada como um aprendizado para o Operário F.C. Na disputa do Estadual, o Galo foi vice-campeão, perdendo o título após dois empates para o Costa Rica, que jogava por dois resultados iguais. Na Copa Verde o Galo perdeu na disputa dos penâltis pelo Tocantinópolis-TO. O grande resultado do ano, foi a classificação na primeira fase da Copa do Brasil, eliminando o xará Operário Ferroviário-PR, o que garantiu mais de R$ 700 mil no cofre do clube. Em seguida, perdeu o segundo jogo em Maceió para o CRB-AL e foi eliminado.

 

 

O atacante Johnny que fez o Gol na Copa do Brasil ao lado do Presidente Cel Nelson Antonio

 

 

A equipe sul-mato-grossense disputou sua segunda Série D em 2023 - a primeira se deu em 2019 - e terminou na oitava posição de seu grupo. "A nossa participação na Série D deste ano nos ensinou muito, primeiro pela necessidade premente de estruturar o clube fisicamente. Termos onde treinar e jogar é fundamental para que o clube possa alçar novas conquistas."

 

 

Galo voltou a disputar a Série D pela segunda vez neste ano de 2023

 

Ele comentou a felicidade de estar à frente do Operário e explicou as ambições do time para os próximos anos. "É uma responsabilidade muito grande. Sou operariano desde criança e vivenciei as grandes conquistas do Operário. Tenho a missão e a oportunidade de reconstruir essa história e colocar nosso clube novamente no cenário do futebol brasileiro."

 

 

Torcida Operariana é o maior patrimônio do clube

 

 

* Com informações do site da CBF