Skip directly to content

Operário segura o Dourados e garante lugar na decisão do Campeonato Estadual

O adversário do Galo na decisão será o Costa Rica EC, a primeira partida será em Campo Grande
Por: 
Anderson Ramos - Foto: Divulgação / Operário F.C
17/04/2023

 

No inicio do campeonato a direção do Operário Futebol Clube tinha no planejamento três metas bem claras nesse primeiro semestre, passar de fase na Copa do Brasil e na Copa Verde, depois disputa e ir o mais longe possível nessas competições, e no estadual chegar a final e defender a conquista do ano passado. Dessas metas, duas foram conquistadas, agora os comandados do treinador Celso Rodrigues tem uma semana para se preparar e conquistar um Bicampeoanto que não acontece a 26 anos, quando venceu os títulos de 1996 e 1997.

 

O ataque do Galo levou perigo ao DAC em alguns momentos do jogo e ajudou na marcação também

 

Se saber sofrer era o segredo, o Galo cumpriu muito bem a sua missão e está na decisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense pela segunda vez seguida, o que não acontecia desde a década de 90. Neste domingo (16), o Operário de Campo Grande visitou o Dourados Atlético Clube e segurou o empate sem gols, e como no título em 2018 saiu do Douradão classificado, pois como venceu o jogo de ida por 2 a 1, o resultado foi na medida para garantir vaga na final.

 

O sistema defensivo do Operário garantiu o resultado para levar o Galo a mais uma final

 

O Estádio Douradão estava com as dependências liberadas para a torcida do DAC lotadas e a torcida local empurrou o time durante todo o jogo. Mas isso não foi suficiente para desestabilizar os jogadores do Operário que conseguiram levar o primeiro tempo sem gols e, embora não tenha encontrado espaço para um contra-ataque certeiro, manteve o goleiro Samuel protegido, com o time da casa assustando apenas em bolas de fora da área, como uma cobrança de falta de Saraçol que o goleiro operariano buscou no ângulo, fazendo uma bela defesa.

 

Goleiro Samuel do Galo foi um dos destaques do Operário para garantir a classificação na final

 

Na etapa final, a toada do jogo seguiu e, embora tivesse mais espaço para contra-atacar, o técnico Celso Rodrigues promoveu mudanças para manter o sistema defensivo protegido, em muitos momentos abdicando do ataque. Do outro lado, Chiquinho Lima fez mudanças para tornar seu time mais ofensivo em busca do gol que seria suficiente para o DAC. A tática que deu certo foi do técnico operariano que conseguiu levar o placar em branco até o fim e segue na luta para manter o título conquistado ano passado.

 

Final

 

O adversário do Operário na decisão é o Costa Rica EC. Na outra chave, o CREC perdeu para o Ivinhema FC por 1 a 0, mas avançou por ter melhor campanha que o adversário, já que havia vencido o jogo de ida pelo mesmo placar.

 

 

Por ter melhor campanha geral, o Costa Rica tem vantagem sobre o Galo. O primeiro jogo da final acontece domingo (23), no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. O campeonato acaba no dia 30 de abril, com o jogo de volta no Estádio Laertão, em Costa Rica, a Federação de futebol vai definir os horários das partidas com os clubes e a TVE MS. A competição tem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

 

Presidente Nelson e Estevão estiveram ao lado dos torcedores do Galo que deram show no Douradão