Operário tenta acabar com o retrospecto de igualdade no Comerário 197
Neste domingo (6) às 16h no estádio Morenão tem Comercial e Operário em partida adiada pela sétima rodada do Campeonato Estadual. Nas últimas temporadas, Comerário tem sido marcado pelo equilíbrio dos frequentes empates no embate que é considerado o maior clássico do futebol sul-mato-grossense.
Diferente do primeiro turno quando os 2 arquirrivais se enfrentaram pela segunda rodada após estrearem com derrota, desta vez, a situação é distinta daquela ocasião. O Operário demostrou evolução e vem apresentando um futebol mais qualificado, mesmo sem conseguir alterar os resultados obtidos da primeira metade da fase de grupos.
Mesmo com o revés frente ao Costa Rica, o galo dominou as ações e tecnicamente foi melhor que o adversário. Na rodada do meio de semana, o alvinegro foi eficiente e venceu por 2 a 0 construindo o placar ainda no primeiro tempo. Em números, o Comercial também repete a campanha do primeiro turno, porém, a derrota nos acréscimos diante da SERC fora de casa, deixou o oponente pressionado e fora da zona de classificação.
Para reduzir as chances de classificação do maior rival e garantir matematicamente a vaga no hexagonal final, o Operário precisa vencer o Comerário 197. Para alcançar o objetivo e conquistar mais um triunfo no campeonato, o elenco precisa acabar com uma sequência de empates que vem se repetindo frequentemente no derby. Vale lembra, que os últimos 4 jogos terminaram empatados, incluindo o 0 a 0 no primeiro encontro entre as duas equipes em 2022.
Empate prevalecendo no clássico
A última vez que algum dos lados saiu vencedor, foi no Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2020. No primeiro duelo das quartas de final com mando do Comercial, o Operário venceu pelo placar mínimo com gol de Jônatas Obina e na primeira fase os comercialinos levaram a melhor e venceram por 2 a 0 com gols de Matheus e Juan (contra).
Historicamente o resultado de empate foi o que mais vezes se repetiu no clássico Comerário. Em 196 partidas contabilizadas, a igualdade no marcador se repetiu 73 vezes, com outras 72 vitórias do Operário e 51 do Comercial. Quando o assunto é Campeonato Sul-Mato-Grossense, o placar igual também prevalece como maioria, 55 vezes tendo ainda 43 vitórias dos operarianos e outras 33 dos comercialinos.