Novo Calendário da CBF: Com SAF em estudo, Operário FC projeta grandes desafios na temporada de 2026
O Operário Futebol Clube, atual bicampeão Estadual em 2024 e 2025, já conhece os grandes desafios da sua temporada de 2026. Em meio à sua transição para Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Galo de Campo Grande será um dos representantes de Mato Grosso do Sul nas três principais competições nacionais, sob a égide do novo e revolucionário calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A CBF, em evento com o presidente Samir Xaud e o diretor Julio Avellar, anunciou mudanças drásticas para 2026, visando dar maior equilíbrio à agenda esportiva e fortalecer os clubes da base da pirâmide.
O presidente do Operário FC, Nelson Antonio, destacou a importância das mudanças. "As novas formas de disputa das Copas Verde e do Brasil, e principalmente na nova Série D, serão boas para os clubes em reconstrução. O clube segue no processo de transformação em SAF e se prepara para uma temporada de grandes desafios, buscando modernização e maior competitividade em campo, finaliza o mandatário Alvinegro"
Presidente Operariano Cel Nelson Antonio
Estaduais Encurtados e Calendário do MS Definido
A principal novidade do calendário é o encurtamento dos Campeonatos Estaduais. Estaduais Mais Curtos: As competições terão uma redução de quatro semanas, passando de 16 para apenas 11 datas. Datas do Estadual de MS: O Campeonato Sul-Mato-Grossense seguirá as novas diretrizes da CBF, ocorrendo entre 11 de janeiro e 8 de março de 2026.
Operário FC confirmado em Três Frentes Nacionais. O Galo, como campeão Estadual de 2025, garantiu vaga em três competições nacionais, todas com formatos reformulados:
Operário FC estará novamente disputando competições Nacionais em 2026 com apoio dos torcedores
1. Copa do Brasil (Início: 18 de fevereiro)
A Copa do Brasil terá seu formato ampliado, passando de 92 para 126 clubes, e o número de vagas destinadas às Federações Estaduais subirá de 80 para 102.
Representantes de MS: Operário FC, Ivinhema FC (Vice-campeão) e Portuguesa Pantanal (3ª colocada).
A cobiçada Taça da milionária Copa do Brasil
Final: O torneio terá 5 fases antes das oitavas de final e será encerrado em dezembro, com final em jogo único.
2. Copa Verde e Copa Centro-Oeste (Início: 25 de março e término em 7 de junho)
A Copa Verde terá um novo formato, com o retorno da Copa Centro-Oeste e um aumento significativo de 30 para 70 partidas.
Representantes de MS: Operário FC e Ivinhema FC (Campeão e Vice-campeão).
Novo formato: O torneio manterá 24 clubes, com garantia de no mínimo cinco jogos para cada time. O campeão da Copa Centro-Oeste e o campeão da Copa Norte decidirão o título da Copa Verde.
Taça da Copa Verde, que agora terá disputa com os Campeões da Copa Norte contra o da Copa Centro-Oeste
3. Brasileiro da Série D (Início: 5 de abril e término em 13 de setembro)
A Série D também foi ampliada, buscando maior inclusão nacional.
Representantes de MS: Operário FC e Ivinhema FC (Campeão e Vice-campeão).
A Taça do Campeonato Brasileiro da Série D
Novo Formato: O número de clubes sobe de 64 para 96, com aumento de jogos (de 510 para 610 partidas). O Operário FC terá garantia de 10 a 14 partidas na fase de grupos e no mata-mata, e seis clubes garantirão o acesso à Série C.