Skip directly to content

CBF divulga Tabela, Operário vai enfrentar o Luverdense na estreia da Copa Verde

A competição tem início marcado para uma segunda-feira no dia 22 de janeiro em Campo Grande
Por: 
Anderson Ramos - Fotos Arquivo CBF e OFC
21/12/2024

 

Diretoria de Competições da CBF divulgou, nesta quinta-feira (20), a Tabela oficial com algumas chegadas e saídas de clubes na Copa Verde 2025. O Cuiabá-MT e o Atlético-GO não irão mais participar da competição, desta forma a tabela foi ajustada com a entrada do Luverdense-MT. Os demais documentos já foram vivulgados, como o Regulamento Específico e Plano Geral de Ação da 12.ª edição desse torneio regional. A competição tem início previsto para o dia 22 de janeiro.

 

A Copa Verde envolve clubes das regiões Centro-Oeste e Norte do país, além do Espírito Santo, e garante ao campeão lugar na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte. Campeão estadual, o Operário FC é o único representante do Estado. O Operário Futebol Clube, atual Campeão Sul-Mato-Grossense, já tem seu adversário confirmado para seu primeiro confronto na Copa Verde, a data informada pelo departamento de competições da CBF será quarta-feira dia 22 de Janeiro contra a equipe da Luverdense-MT. A partida será em Campo Grande-MS, no estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, o horário ainda será definido. Caso o Galo consiga a vitória e a sua classificação, seu próximo adversário será o Vila Nova jogando fora de casa no estado de Goiás.

 

Em 2018 o Galo fez sua melhor participação na Copa Verde, vencendo o Cuiabá no estádio Morenão, mas foi eliminado na Arena Pantanal

 

A Copa Verde 2025 será divida em cinco fases, seguindo o mesmo formato da última edição. A primeira etapa pode ser caracterizada como uma preliminar, em que 16 equipes serão dividas em oito grupos com dois times em cada, realizando confrontos eliminatórios em partida única. Na segunda fase, as equipes classificadas enfrentarão, novamente em jogos únicos, os oito times previamente classificados de acordo com o ranking da CBF. A partir da terceira fase, quando se iniciam as quartas de final, os duelos serão disputados em partidas de ida e volta. 

 

 

 

 

História

O primeiro campeão da Copa Verde foi o Brasília-DF. O Paysandu é o atual Campeão e a equipe mais vitoriosa, com quatro títulos, e também é o recordista em finais, disputando oito decisões em 11 edições realizadas do torneio regional. O Operário FC único representante do Mato Grosso do Sul em 2025, fez sua estreia nesta competição contra o Luziânia em 2017 nesta competição, em 2018 realizou sua melhor participação, vencendo o Cuiabá pelo placar mínimo em Campo Grande-MS, mas perdeu a classifica na Arena Pantanal pelo placar de 3x1. O Galo ainda busca passar pela primeira vez de fase da Copa Verde. Sua última participação foi contra a equipe do Tocantinópolis EC em 2023, onde depois de um empate de 1x1 no tempo normal, acabou eliminado nos pênaltis.