Skip directly to content

Com presença do Operário, arbitral define nova fórmula de disputa para o Estadual de Futebol

Por: 
Anderson Ramos - Fotos Cedida - Capital News
22/12/2020

 

O Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2021 começou a ser formatado nesta segunda-feira (21). Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e clubes aptos para a disputa se reuniram na sede da entidade para discutir detalhes da competição que, por causa do atraso no calendário de 2020, deve ter a primeira rodada no último fim de semana de fevereiro e seguir até o fim de maio, segundo calendário da CBF. Na próxima edição, em vez dos confrontos eliminatórios até a decisão, o campeonato terminará com um hexagonal final.

 

A reunião foi comandada pelo presidente da Federação, Francisco Cezário, e pelo vice e coordenador de competições, Marcos Tavares. Entre os clubes, enviaram representantes, o Operário FC teve a presença do Presidente Estevão Petrallás acompanhado pelo Cel Duarte, e os demais clubes como EC Comercial, ambos de Campo Grande, Costa Rica EC, SER Chapadão, Aquidauanense FC e EC Águia Negra. Outras duas vagas seriam do Corumbaense FC e do Maracaju AC, mas ambos foram punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS) por terem abandonado o Estadual após a paralização. Outros dois lugares estão reservados para campeão e vice da Série B.

 

 

 

 

Mudanças no formato do Campeonato 2021

 

Depois de discussões, os clubes optaram por uma forma diferente após a primeira fase. O campeonato agora vai terminar com um hexagonal final, com os classificados se enfrentando em turno e returno e o clube que pontuar mais garante o título. Até esse ano, o campeonato terminava com fases de quartas de final, semifinal e decisão.

 

 

Na fase de classificação, os dez times são divididos em dois grupos de cinco cada lado. Jogos em turno e retorno, avançam para o hexagonal os três melhores de cada chave e o último colocado de cada lado é rebaixado.

 

 

Grupos A e B

 

Os seis clubes já garantidos foram divididos entre os dois grupos, Operário e Comercial, os maiores campeões do Mato Grosso do Sul ficaram como "cabeças" de chave de cada grupo. No A estão Comercial, Serc e Costa Rica. No B estão Operário, Águia Negra e Aquidauanense. Com a punição à Corumbaense e Maracaju, além do campeão e vice, outros dois times da Série B devem ganhar vaga na primeira divisão, completando assim os dez times previstos no regulamento. Com a divisão das chaves, o clássico Comerário entre Operário e Comercial só irá acontecer caso os dois clubes avacem para o hexagonal.

 

 

Operário e Comercial, os maiores campeões do Mato Grosso do Sul ficaram como "cabeças"