Skip directly to content

Dirigente da CBF confirma realização da Copa Verde; Operário está confirmado em 2019

Por: 
Anderson Ramos - Divulgação OFC
01/12/2018

 

A incerteza sobre a realização da Copa Verde no ano de 2019 parece próxima do fim. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta semana um acordo com a Caixa Econômica Federal, que irá patrocinar a próxima edição do torneio regional. A informação foi confirmada pelo secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

 

Sem data prevista no calendário da entidade, a possibilidade de realização no segundo semestre do próximo ano já é estudada pelos organizadores, conforme divulgou durante entrevista na Rádio Clube do Pará o Presidente  da CBF Cel Antônio Carlos Nunes de Lima. Com o calendário apertado, os jogos no segundo semestre não prejudicariam os clubes participantes já que, com exceção do Cuiabá, todos os demais integrantes da competição disputam apenas as séries C e D do Campeonato Brasileiro, que não têm jogos aos meios de semana.

 

A competição

 

Criada em 2014, a Copa Verde teve em suas cinco primeiras edições o apoio da TV Esporte Interativo, que transmitia os principais jogos. Com o fim da emissora, o contrato foi interrompido e a continuidade da competição ficou em dúvida. A alternativa foi buscar um novo parceiro que viabilizasse o certame financeiramente.

 

Nas últimas semanas, a CBF chegou até a negociar com a Usina Itaipu, que faria que o torneio contasse também com equipes paraguaias e do Paraná, mas o acordo não ocorreu, devido às mudanças de governo tanto no Brasil quanto no Paraguai. “Fizemos várias visitas e passamos todos os conteúdos [do torneio] para a Conmebol, todos encantados com a ideia, mas teria que passar por um patrocinador mais consistente”, disse Walter Feldman ao jornal Gazeta do Povo, antes de acertar com a Caixa.

 

 

Operário de Campo Grande irá disputar pela terceira vez consecutiva a Copa Verde

 

Para a edição 2019, o Operário Futebol Clube é o único clube de Mato Grosso do Sul com vaga garantida na competição por ser atual campeão estadual. O Galo volta pela terceira vez a disputar a competição agora como Campeão Estadual, esperando alcançar voos mais altos. A competição contará com tradicionais equipes da região como Remo e Paysandu, do Pará, Atlético/AC, Cuiabá e Luverdense, de Mato Grosso. O Estado de Goiás pode voltar a ter uma equipe na disputa, o Atlético Goianiense manifestou desejo de participar da Copa Verde 2019 e aguarda convite da CBF.

 

 

História

O primeiro campeão da Copa Verde foi o Brasília-DF. Depois Cuiabá-MT em 2015, Paysandu-PA em 2016/18 e o Luverdense-MT - 2017, levantaram a taça. O campeão garante lugar nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte, e garante uma cota de R$ 2,4 milhões.

 

 

 

 

* Fonte: Gian Nascimento - Capital News