Skip directly to content

Enfim, após duas décadas um Natal preto e branco, o campeão voltou!!!

Por: 
Alex Fernandes - Artigo de responsabilidade do autor*
24/12/2018

 

Sem dúvida alguma o Natal desse ano será mais feliz, o ano de 2018 permanecerá para sempre na memória dos sul-mato-grossenses apaixonados pelo esporte mais popular do país, em especial a parte alvinegra do estado, que pôde, após um longo e doloroso jejum, soltar o grito de “é campeão” preso na garganta há quase 21 anos. Como torcedor apaixonado, que acompanha o clube, que vai ao estádio, sofri muito durante os anos em que o Galo permaneceu sem títulos, e o pior, sem perspectivas de melhoras, devido a péssimas gestões, que afundaram o Operário em dívidas e arruinaram a belíssima história de um dos clubes mais tradicionais do futebol nacional.

 

O torcedor operariano não conseguia entender como um clube que havia sido 3º colocado no Campeonato Brasileiro de 1977, sendo derrotado na semifinal pelo São Paulo, num Morumbi lotado; como um clube que representou o Brasil internacionalmente, levantando a taça de campeão na Coréia do Sul, derrotando na final nada mais nada menos que o poderoso Bayer Leverkusen da Alemanha, e ser o único clube do estado a comemorar um título nacional como o Brasileirão de 1987 (Módulo Branco) podia amargar tantos anos sem títulos, correndo o risco, até mesmo, do desaparecimento.

 

Mas como diz o ditado, não há mal que dure para sempre, e, pra alegria da torcida operariana, as páginas negras do clube, finalmente começaram a ser viradas. Sabemos que futebol mexe com a emoção dos torcedores, e por conta disso, precisa, necessariamente, ser administrado por pessoas que saibam a intensidade dessa paixão, e o titulo deste ano veio coroar uma mudança que já vinha sendo realizada na administração do clube nos últimos dois anos, mudança de visão, respeito e comprometimento com a reestruturação do Galo mais amado e temido do Mato Grosso do Sul.

 

A caminhada do Campeão

O grito de campeão já havia batido no travessão em 2017, ano em que a torcida já notava que algo de bom estava por vir, fomos derrotados de forma amarga, em casa, pelo bom time do Corumbaense, que acabou ficando com o titulo daquele ano. 2018 começou com uma certeza na cabeça de cada torcedor operariano, era chegada a hora do título tão esperado, não suportaríamos mais um ano na fila. Porém, a caminhada até a taça não foi fácil, tínhamos um técnico questionado e um elenco pressionado, afinal a torcida exigia o título estadual, e, pra vestir o manto operariano, o jogador tem que agüentar pressão.

 

Como em toda conquista, alguns nomes se destacam e permanecem para sempre no imaginário da torcida, o primeiro deles, o veterano Rodrigo Grahl, craque com passagens por Grêmio, Flamengo, Seleção Brasileira e tantos outros grandes clubes do país, que criou um vinculo muito forte com a torcida operariana, demonstrando garra e comprometimento com o renascimento do clube, sem dúvida, marcou seu nome na história do maior time sul-mato-grossense.

 

 

 

 

Impossível não destacar também o futebol jogado pelo jovem meia Igor Vilela, rápido e criativo, o jogador de porte físico franzino se tornou gigante tanto no campeonato de 2017 quanto na campanha do título deste ano. Por fim, digno de todos os aplausos e respeito, o zagueirão artilheiro André Paulino, talvez, o maior responsável pela conquista de 2018, não apenas pelo gol do titulo, mas por ter feito um campeonato impecável e ter sido predestinado já nas quartas de final, quando marcou de cabeça, aos 48 minutos do 2º tempo o gol salvador que classificou o Galo para semifinal.

 

Como diz o jargão, no apagar das luzes, quando todos já lamentavam mais uma eliminação, eis que o zagueirão subiu mais alto que toda zaga do Urso de Mundo Novo e escorou de cabeça o cruzamento do, excelente meia, Igor Vilela, balançando a rede adversária e mantendo vivo o sonho do titulo. E para aqueles que dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, o herói do titulo provou que não é bem assim, na grande final, André Paulino, voltou a ser o protagonista, marcando, aos 25 minutos da etapa final, um golaço de fora da área, incendiando a torcida alvinegra e colocando fim ao incômodo jejum.  

 

O enredo não poderia ter sido melhor, campeão em casa, diante de sua torcida, com recorde de público, batendo na final o algoz do ano anterior. A torcida que compareceu em peso ao Morenão naquela tarde de domingo, 08 de abril, voltou pra casa sem voz e eufórica, na certeza de que o Operário Futebol Clube, ressurgia, definitivamente para o futebol.

 

Sabemos que, mais difícil do que chegar ao topo é se manter no topo, por isso, mais do que nunca, precisamos continuar apoiando e incentivando o Operário. A reestruturação continua, com o titulo, o Galo conquistou o direito de retornar às competições nacionais e em 2019 o clube terá um calendário cheio, com Campeonato Estadual, Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Série D, portanto, sigamos firmes torcedor operariano, para que o clube retorne a seu lugar de destaque no cenário nacional.

 

Avante Galo mais querido do Brasil, as glórias não cessarão mais, seu lugar é entre os grandes!!!

 

Desejo um Feliz Natal Alvinegro a todos os Operarianos.

 

Alex Fernandes

Acadêmico de Jornalismo e Sócio-Torcedor Operariano

 

 

Alex Fernandes, torcedor do Galo