Incontestável: Operário derrota o Sete e garante vaga na final do Estadual após 21 anos
Acabou o sofrimento, depois de 21 anos o Operário está de volta à decisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense Loterias Caixa. Neste domingo (25), no Estádio Douradão, o Galo voltou a vencer o Sete de Dourados, desta vez por 2 a 1, e garantiu a primeira vaga na grande final da competição, o que havia acontecido a última vez em 1997, quando conquistou seu último título.
Além do lugar na disputa da taça, com a classificação o Operário volta a disputar competições nacionais com lugar garantido na Copa do Brasil após 13 anos e irá fazer sua estreia na Série D do Campeonato Brasileiro de 2019. Nos últimos dois anos, o clube disputou a regional Copa Verde, que também pode retornar se conquistar o título.
O Jogo
O Operário começou a partida com a vaga na mão, já que havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 e a vantagem deu tranquilidade ao time para começar melhor o jogo. O Técnico Celso Rodrigues repetiu a formação inicial do jogo no Morenão e logo aos nove minutos, Rodrigo Grahl obriga Diego a fazer excelente defesa. O Sete chegou a primeira vez aos 17, mas o chute de Rodrigo Ost foi defendido por Pereira. Dois minutos depois, nova conclusão de Grahl, desta vez de cabeça, e a bola batem na trave esquerda de Diego.
Um grande público esteve presente no jogo decisivo em Dourados valendo vaga na final
O gol alvinegro parecia questão de tempo e aos 35, Luiz Miguel teve a sua primeira chance frente a frente com Diego, mas o goleiro do Sete levou a melhor. Aos 39 a situação se inverteu. O atacante do Galo recebeu cobrança de lateral Da Silva em profundidade, Luiz Miguel foi mais rápido que o marcador e bateu na saída de Diego, abrindo o placar.
Na volta do intervalo o técnico Márcio Santos apostou em uma formação mais ofensiva do Sete que precisava da virada e aos nove minutos quase empatou. Após cobrança de falta, Baiano subiu mais que a zaga do Galo e cabeceou a bola no travessão de Pereira. No minuto seguinte, foi a vez de Lucas Adão, de fora da área, obrigar o goleiro Pereira a fazer bela defesa.
Fernandinho desencanta e faz o Gol da classificação Operariana no Douradão (Foto: Franz Mendes)
Melhor no segundo tempo, o time douradense seguia pressionando, mas o gol de empate saiu apenas aos 40 minutos. O zagueiro Rodrigo Arroz e Pereira não se entenderam e o atacante Lucão aproveitou o vacilo dos defensores para igualar o marcador. O Sete ainda precisava de mais um gol e a pressão seguia até que, aos 49 minutos, em contra-ataque, Firmino recebeu a bola no ataque e cruzou para Fernandinho que fez o drible e marcou o gol da vitória e da classificação operariana para a grande final.
Decisão
O adversário do Operário na final será decidido na próxima quarta-feira (28), no Estádio Arthur Marinho. Corumbaense e Novo voltam a se enfrentar depois do empate em 1 a 1 no jogo de ida. O vencedor disputa a decisão e um novo empate coloca o Carijó na final. Independente do classificado, o Operário terá a vantagem de jogar pela igualdade já que tem campanha que não pode ser alcançada por nenhum dos possíveis adversários e o jogo final será no estádio Pedro Pedrossian, no popular Morenão.
Jogadores e comissão técnica comemoram a volta do Galo a uma final depois de 21 anos de espera
* Colaboração - Rogério Vidmantas - Capital News