Skip directly to content

Operário faz sua estreia em Chapadão no Campeonato Estadual de 2020

Por: 
Anderson Ramos - Divulgação OFC
23/11/2019

 

A reunião do Conselho Arbitral aconteceu nesta sexta-feira (22) para acertar detalhes da competição que terá o mesmo regulamento de 2019, com alterações no número de rebaixados e na definição de classificados nas fases eliminatórias em caso de igualdade após os dois jogos. De acordo com a tabela divulgada, a primeira rodada acontece no dia 22 de janeiro e a decisão no dia 26 de abril. O encontro na sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) foi comandada pelo presidente Francisco Cezário e o vice Marcos Tavares, também coordenador de competições na entidade.

 

 

Com a presença do Presidente Estevão Petrallás do Operário Futebol Clube e de seu vice-presidente, Cel Nelson, o Campeonato Estadual de 2020 ficou definido sem a participação do Sete de Dourados que pediu afastamento, e com acesso de três times que disputam a Série B do estadual. Como o regulamento não pode ser alterado, foram feitos alguns ajustes. O primeiro é no número de rebaixados, que caiu de quatro para dois, já que agora o campeonato atingiu a marca esperada de dez participantes. Assim, após a primeira fase em que os clubes se enfrentam em turno único – nove rodadas -, os dois últimos colocados são rebaixados para a Série B.

 

 
Os oito que restaram seguem na disputa, agora em confrontos eliminatórios em ida e volta. A mudança nesta fase é que a campanha anterior não servirá como critério de desempate, mas apenas dando ao melhor classificado o mando de campo da partida decisiva (volta). Assim, em caso de igualdade após os dois jogos – dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols – a definição do classificado ou do campeão será na disputa de pênaltis.

 

 
Copa do Brasil, Série D e Copa Verde

 
Outra mudança está na definição dos representantes de Mato Grosso do Sul em competições nacionais e regional. A FFMS pode indicar dois clubes para a Copa do Brasil, Série D do Campeonato Brasileiro e Copa Verde, mas isso pode mudar se a entidade perder pontos, por conta do mau desempenho dos clubes, posição no Ranking de Federações da CBF. Se for ultrapassado pela federação do Espírito Santo e ou da Amazonas com o acesso do Manaus para Série C, o Estado perderá uma vaga em cada uma dessas competições. Assim, o regulamento agora garante apenas o campeão em cada um dos torneios e o vice ficará com uma vaga se esta ainda for destinada ao MS. A preocupação dos dirigentes, claro, é com a Copa do Brasil, que garante ao participante, na primeira fase, cota de R$ 58a0 mil.

 

Presidente Estevão Petrallás do Operário Futebol Clube

 
 

Tabela

 

 
A tabela provisória do Estadual foi apresentada pela Federação e pode sofrer ajustes até 45 dias da primeira rodada.  A pedido do Presidente Petrallás, o mando de jogo contra o Aquidauanense pode ser invertido na redação final do regulamento.  Confira como ficou os jogos do Operário F.C na primeira fase do campeonato.

 

 

22.01 - Serc Chapadão x OFC (15hs)

 

26.01 - OFC X Pontaporonense (15hs)

 

01.02 - Aquidauanense X OFC (15hs)

 

08.02 - OFC X CENA (15hs)

 

16.02 - Comercial X OFC (15hs)

 

22.02 - OFC X Maracaju (15hs)

 

29.02 - Corumbaense X OFC (18hs)

 

08.03 - Águia Negra X OFC (17hs)

 

15.03 - OFC X Costa Rica (15hs)

 

O Presidente Estêvão Petrallás informou durante entrevista que a apresentação do Treinador, Comissão técnica e elenco deverão apresentados provavelmente dia 26 de Dezembro.