Skip directly to content

Operário goleia o GSA e se classifica no Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13

A vitória contra o Grêmio Santo Antônio (GSA) pelo placar de 6 a 0 na estreia do Estadual da categoria, assegurou a vaga do Galo para a próxima fase da competição
Por: 
Lucas Mendonça Foto: Divulgação Operário F.C
22/11/2022

 

No último domingo (20) no estádio das Moreninhas, o Operário venceu o Grêmio Santo Antônio pelo placa de 6 a 0 em partida válida pela segunda rodada do Grupo A do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13. Com o resultado positivo na estreia, o Galo garantiu a liderança da chave e avançou para a segunda fase do torneio.

 

Sistema de disputa do Estadual Sub-13

 

O Campeonato Estadual Sub-13 2022 que começou no sábado (12), deveria contar participação de 17 clubes divididos em 6 grupos, sendo 1 grupo composto por 4 times e outros 4 com 3 equipes cada, além do Ivinhema (o único representante do grupo F). Segundo o regulamento, em todas as fases do torneio, os times se enfrentam apenas em partidas de ida e somente os líderes de cada chave, avançam para a fase seguinte. Na segunda fase, serão 2 grupos com 3 agremiações e apenas o primeiro colocado de ambos os grupos, chegará na grande final.

 

Rivais ficam de fora da disputa por problemas extracampo

 

Na atual edição, o Operário caiu na chave A ao lado do Grêmio Santo Antônio (GSA), o Centro de Formação de Atletas Colorado (CEFAC)/Esquerdinha e o Comercial/ Treinamento e Acompanhamento de Atletas no Futebol (TAAF). Na rodada do último final de semana, o Operário estrearia no Estadual Sub-13 no sábado (19) contra o CEFAC/Esquerdinha, mas o oponente não estava apto para atuar e com isso, sofreu um W.O.

 

Segundo informação oficial da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) que realiza o campeonato, divulgada pela imprensa e confirmada pelo vice-presidente e coordenador de competições da instituição Marco Antônio Tavares, o CEFAC/Esquerdinha juntamente com o Comercial/TAFF (os 2 times que são vinculados ao Esporte Clube Comercial), não registraram seus jogadores no Boletim Informativo Diário da CBF (BID), por falta de atestado médico e documentos escolares dos atletas. Por conta do ocorrido, os clubes não poderão disputar o Estadual da categoria pelos próximos 2 anos, porém, os adversários que jogariam contra os mesmos, não ganham os pontos das partidas e os jogos são considerados suspensos.

 

Vitória e classificação

 

Com as punições dos rivais, os operarianos fizeram uma estreia com status de decisão frente ao Grêmio Santo Antônio. Sem sentir a pressão do confronto direto, os meninos do Galo pisaram no gramado determinados a vencer e com gols de Arthur (2), Juan Pablo (2), Murilo (1) e João Gabriel (1) conseguiram aplicar uma sonora goleada de 6 a 0 para garantir a classificação para a próxima fase. O técnico Luís Gustavo falou sobre a atuação da equipe que desbancou um dos favoritos ao título.

 

“Jogamos contra uma grande equipe, porém nossos meninos foram conscientes e perfeitos no que foi passado a eles. Jogaram muito bem, com posse de bola e firme na marcação, souberam aproveitar as chances que tiveram. Foi um grande jogo de toda equipe, estreia perfeita”, avaliou Luís Gustavo.

 

Ainda aguardando o fechamento dos demais jogos da primeira fase, para conhecer todos os integrantes do grupo G, o elenco operariano já começou a preparação para o duelo contra o Náutico previamente marcado para sábado (26) no estádio das Moreninhas com o horário ainda há ser definido.

 

No ano passado, Náutico e Operário se enfrentaram ainda na primeira fase do Estadual da categoria. Naquela oportunidade, as duas agremiações disputavam a liderança do grupo C, em um confronto direto, na qual quem vencesse avançaria para a semifinal. Com um time formado por atletas advindos do futsal e que acabaram tendo pouco tempo de preparação e adaptação, os operarianos não conseguiram evitar a derrota para o Verde-negro, por 2 a 0. Nesta temporada, o treinador Luís Gustavo, enxerga um grupo muito mais preparado para enfrentar o atual campeão sul-mato-grossense sub-13.

 

“Ano passado a gente entrou na correria para o estadual e acredito que a gente ainda fez bons jogos contra o Náutico, mas infelizmente acabamos sendo eliminados. Eu acredito que a gente vá fazer um grande jogo e vai vencer quem errar menos, mas com toda certeza, hoje nossa equipe está mais preparada pra enfrentar eles, do que estávamos no ano passado. Favorito eles são pela sequência de trabalho por ter uma estrutura melhor na base hoje do que nós temos. Mas a nossa camisa tem peso, tem sua história. Vamos continuar treinando firmes, focados no que temos que fazer e vamos trabalhar essa semana pensando no adversário”, ressalta Luís Gustavo.

 

 

Com um projeto montado em 2021 para disputar as competições de base tanto no futsal como no futebol de campo, o Operário Futebol Clube continua em parceria com o Colégio Tic Tac nas categorias sub-13 e sub-15. O clube busca alternativas para aprimorar a sua estrutura e desenvolver jovens talentos em ambas as modalidades. Além de “lapidar” os pratas da casa, a ideia do trabalho em conjunto com a instituição de ensino é fazer com que o Galo volte a ser uma referência nas categorias de base do estado.

 

“Nós conseguimos um campo para treinar através dos pais que foram atrás de tudo, conseguiram um espaço físico e material para treino. Para os meninos vestir a camisa do Operário FC está sendo muito importante, pois é o maior clube do nosso estado e o mais conhecido fora dele. Essa parceria com o Colégio Tic Tac está sendo muito produtiva, pois conseguimos manter os atletas no campo e no futsal. Eu estou à frente das equipes sub-13 e sub-15”, finalizou Luís Gustavo.