Skip directly to content

Presidente Operariano participa do Arbitral que altera formato do Estadual depois de 8 anos

Por: 
Anderson Ramos - Divulgação OFC
21/11/2018

 

O Campeonato Estadual terá novo formato em 2019, mas não será em turno e returno com pontos corridos, como chegou a ser anunciado pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) após a reunião do Conselho Arbitral que aconteceu na última segunda-feira. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não aceitou que a competição tivesse mais datas do que as 18 disponibilizadas – seriam 22 – e orientou para que outra fórmula fosse discutida, o que aconteceu nesta terça (20). Foi mantido o rebaixamento de quatro times, com dois subindo da Série B do Estadual. 

 

 

O sistema escolhido para o Campeonato Estadual será utilizado obrigatoriamente nas próximas duas temporadas. Os 12 participantes – Operário FC, atual campeão, Corumbaense, Comercial, Sete de Dourados, Águia Negra, Novo, ABC, Costa Rica, Operário AC, de Dourados, e Urso de Mundo Novo, além dos dois que sobem da Série B – vão se enfrentar em turno único, portanto onze jogos, na primeira fase. Os oito melhores seguem na disputa e os quatro últimos são rebaixados. 

 

 

Os classificados jogam quartas de final em confrontos eliminatórios em ida e volta, os quatro melhores jogam a semifinal e os dois finalistas disputam o título, além de garantirem lugar na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. Assim, serão necessárias 17 datas, uma a menos que a estipulada pela CBF, e 80 jogos no total, 52 a menos que o formato inicialmente escolhido. O regulamento e a tabela foram divulgados, mas podem sofrer ajustes até 45 dias antes da primeira rodada, quando devem ser publicadas definitivamente.  

 

 

Primeira rodada 

O Estadual começa nos dias 19 e 20 de janeiro e a decisão acontece nos dias 14 e 21 de abril. Para o Presidente Estevão  Petrallás, essa nova alteração foi necessária pois na empolgação da mudança de ontem (19), não percebemos que tínhamos um limite de datas imposta pela CBF. O importante que achamos uma outra fórmula que acabou agradando a todos e fizemos uma alterção fazendo que todos os clubes joguem entre si em turno único, e depois iremos para as fases do mata mata até chegarmos ao grande Campeão, finaliza o Presidente Alvinegro. 

 

Pela tabela divulgada nesta terça-feira (20) pela Federação de Futebol, o Operário estreia no estádio Morenão enfrentando o Corumbaense,  reeditando assim a decisão do Estadual deste ano.

 

Está confirmado o primeiro jogo do Operário no estádio Morenão contra o Corumbaense