Skip directly to content

TJD-MS decide que denúncia está prescrita e FFMS confirma semifinal entre Corumbaense e Operário

Por: 
Anderson Ramos - Operário FC Reprodução
14/04/2017

 

O Operário Futebol Clube está mantido no Campeonato Estadual 2017 e irá enfrentar o Corumbaense pela rodada de ida da fase semifinal da competição no próximo domingo, dia 16, às 15 horas, no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá.

 

 

Isso porque, na tarde desta quinta-feira (13), o Procurador do TJD/MS (Tribunal de Justiça Desportiva), Thiago Monteiro Yatros, anunciou a decisão de arquivar os pedidos de afastamento do time campo-grandense – protocolados pelo Comercial, Corumbaense e Urso de Mundo Novo - por considerar “prescrita qualquer pretensão punitiva” ao Operário Futebol Clube pela escalação irregular do meia Eduardo Arroz em dois jogos da primeira fase da competição no mês de fevereiro.

 

 

“A Procuradoria opina pelo arquivamento das presentes Notícias de Infração, nos termos do art. 74, § 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, tendo em vista a extinção da punibilidade pela prescrição de que trata o art. 164, IV”, diz o despacho do Procurador publicado no site oficial da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul).

 

 

Foram protocoladas três pedidos contra o Operário. O Urso de Mundo Novo queria os pontos das derrotas por 3 a 0 e 4 a 1 nos jogos de ida e volta pelas quartas de final. Já o Esporte Clube Comercial e o Corumbaense pediram a suspensão do Campeonato Estadual.  “Feitas as considerações, a suspensão do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Séria A 2017 não se revela necessária”, afirma o Procurador Thiago Yatros. Mesmo entendimento que a presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS), Celina de Mello Dantas Guimarães, havia declarado na última quinta-feira (13).

 

 

 

 

O caso

 

O jogador Eduardo Arroz atuou de maneira irregular pelo Operário nas vitórias de 4 a 0 diante do União/ABC, dia 01 de fevereiro, e 3 a 1 diante do Novo, quatro dias depois. Ele foi expulso de campo quando defendia o Sete de Setembro, de Dourados, pelo Estadual de 2016. Julgado quando a competição já havia terminado, ele pegou três jogos de suspensão. Como havia cumprido a automática na competição do ano passado, ele deveria cumprir os outros dois jogos no Estadual 2017.

 

 

Em entrevista ao Campo Grande News nesta quinta-feira pela manhã, o advogado do Operário, Rafael Meirelles, reconheceu que o jogador havia atuado irregularmente e revelou que iria montar sua estratégia de defesa com base no CBJD, que prevê 60 dias de prazo para apresentação de denúncias em casos dessa natureza. “Já se passaram mais de 70 dias. É um fato prescrito”, finalizou Meirelles.

 

 

O Presidente alvinegro Estevão Petrallás disse ao Correio do Estado que celebrou o resultado. " O Operário não parou de trabalhar em nenhum instante. O time não usou de má-fé (quando escalou o atleta Eduardo Arroz) e o tribunal trabalhou com lisura. Os clubes tem o direito de contestar mas deixaram passar o período e deu o tempo da prescrição disse Petrallás. O Operário realizou seu último treino na tarde desta quinta-feira onde o treinador Celso Rodrigues buscou preparar o time para a difícil partida em Corumbá. "Tudo que ganhamos até agora foi em campo", esses assuntos extra-campo deixamos para a diretoria e o corpo jurídico do clube resolver essas questões, estamos focados só na semifinal, afirma o técnico alvinegro.

 

Neste sábado o elenco e comissão técnica seguem as 13hs para Corumbá, onde no domingo ira fazer a primeira partida das semifinais contra o Corumbaense, jogo marcado para o estádio Arthur Marinho as 15hs. O Jogo da volta será no mesmo horário no estádio Pedro Pedrossian, Morenão.